A Hora do Código
Projeto “A Hora do Código”
O Projeto “A hora do Código” é liderada pela Fundação Lemann no Brasil, mas também conta com 200 mil educadores do mundo e mais de 400 parceiros entre eles: Apple, Microssoft, Google, Facebook, entre outros. Além disso, é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a ampliar o ensino e a compreensão de programação. Ao longo dos cursos oferecidos pelo Code.org, os alunos têm a oportunidade de desenvolver atividades de programação de computadores e através destes aprenderem os códigos utilizados para realizar as atividades.
Segundo o Code.org o objetivo “é que todos os alunos, de todas as escolas, devem ter a oportunidade de aprender programação de computadores. Acreditamos que a ciência da computação deve fazer parte do currículo escolar, ao lado das áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), como biologia, física, química e álgebra”.
O colégio desenvolve esse projeto desde 2015 com os alunos do RB+ nas aulas de Informática no contraperíodo do colégio e em 2016 as turmas receberam os certificados de conclusão do Curso 1. Atualmente, as novas turmas do RB+ 2M e RB+ 2T iniciaram o Curso 1, o qual os permite terem um primeiro contato com a programação e realizar as atividades propostas.
Na plataforma os professores ao realizarem o cadastro, criam as turmas e selecionam os módulos a serem realizados pelos alunos e conseguem gerenciar o desempenho de cada um, observando as dificuldades e reforçando os pontos a serem melhorados. A ciência da educação ajuda a desenvolver o senso de direção, raciocínio lógico, criatividade, entre outros. "A proposta do site é muito interessante para trabalhar com os alunos e despertar neles o gosto pela lógica da programação, que é tão importante para nossa vida. Lá, eles apresentam os principais conceitos de programação de um jeito divertido para todas as idades”, afirma a coordenadora de mídias educacionais Vera Fernandes.



Referências: https://hourofcode.com/br






Comentários
Postar um comentário